sábado, 21 de novembro de 2009

Arte Contemporânea

A arte contemporânea é um período artístico que surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até aos dias de hoje. Após a Segunda Guerra Mundial, sobrepõe-se aos costumes a necessidade da produção em massa. Quando surge um movimento na arte, esse movimento revela-se na pintura, na literatura, na moda, no cinema, e em tantas outras artes tão diferentes. Sendo a arte transcendente, para um determinado movimento surgir é muito provável que surja antes na sociedade. A arte começa a incorporar ao seu repertorio questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas Arte Moderna e as Vanguardas Modernistas.

Este período evivencia-se fulminantemente na década de 60, com o aviso de uma viagem ao espaço. As formas dos objecto tornam-se, quase subitamente, aerodinâmicas, alusivas ao espaço, com forte recorrência ao brilho do vinil. Na década de 70 a arte comtemporânea é um conceito a ter em conta. Surge, enfim a Op Art, baseada na «geometrização» da arte, Pop Art, (principais artistas: Andy Warhol e Roy Liechtenstein)baseada nos ícones da época, no mundo festivo dos setentas, uma arte comercial, que mais tarde se tornaria uma arte erudita.

A partir de meados das décadas de 60 e 70, notou-se que a arte produzida naquele período já não mais correspondia à Arte Moderna do início do século XX. A arte contemporânea entra em cena a partir dos anos 70, quando as importantes mudanças no mundo e na nossa relação de tempo e espaço transformam globalmente os seres humanos.
Entre os movimentos mais célebres estão a Op Art, a Pop Art, o Expressionismo Abstracto, a Arte conceptual, a Arte Povera, o Minimalismo, a Body Art, o Fotorrealismo, a Internet Art e a Street Art, a arte das ruas, baseada na cultura do grafiti e inspirada faccionalmente na geração hip-hop, tida muitas vezes como vandalismo.

Imagens



Essa imagem é uma imagem expressionista abstrata, e tende a expressar um visão do artista em algum ponto. Talvez seja a correria que o cotidiano estava se tornando no século XX. Pode ser também alguma coisa passando muito rápido e deixando as outras coisas meio sem graça (o branco com umas manchas), tornando-se o centro. Umas das caracteristicas da arte comtemporanea era deixar para os espectadores entenderem do que se tratava a imagem , cada um com a sua visão. Então, isso daqui pode ser qualquer coisa.


O fotorrealismo foi também um dos movimentos daquela época. Tratava-se de desenhar a imagem com uma riqueza de detalhes tão impressionante que se tornava perfeito. Daí, vinha um paradoxo: "É perfeito demais pra ser real." De fato a "foto" é bem perfeita. E dá pra perceber que os fiozinhos de cabelo caem de um jeito até que surreal, eles seguem um padrão e não caem como o cabelo normal, sem direção.Esse estilo é um estilo bem interessante.


O Body Art foi um conceito baseado na ideia de que tudo pode ser usado para a arte, até o corpo. E então, as pessoas começaram a usar o corpo para expressar suas ideias, com tatuagens, ou piercings, etc. Hoje, isso é muito comum, as pessoas usarem do corpo para expressar uma imagem que para elas tem um significado e cabe aos que vem interpretá-lo.Como , por exemplo, muitas pessoas tatuam a carpa no corpo, mas para cada um a carpa chega a significar uma coisa diferente.


A arte povera foi uma arte onde os artistas usavam técnicas medíocres e materiais vulgares para romper as barreiras entre a arte e a podridão que existia no mundo. Na imagem ambos as personagens são feitos de areia, e é notável a pobreza da pessoa, por estar comendo a comida do gato. Esse era o objetivo deles.


A arte conceitual foi uma arte em que o principio para se fazer a arte, o conceito, chega a ser mais importante que o próprio resultado. Foi aí que surgiram muitas obras que para muitos, inclusive eu, parecem ser sem sentido. Na obra, já que o resultado é a foto de um mictório, o que realmente interessa é descobrir o conceito do artista, para que saísse esse resultado. Que pode ser qualquer coisa, algumas talvez relacionadas com banheiro, coisas do gênero.

A Pop Art foi uma obra muita abrangente, pois ela consistia em você expressar o que quisesse da maneira como quisesse e o espectador deveria compreender a obra. Talvez ao ver essa obra as pessoas percebiam a Marilyn e nem se importavam com as cores, ou se imporatavam, cada pessoas via de um jeito.

A Street Art é um a arte bem conhecida hoje como grafiti, mas além de ser feitos em paredes e ser como se fosse uma lingua só deles, existem também aqueles que fazem pinturas impressionantes que são capazes de ter profundidade e etc. Nessa obra por exemplo, é lindo como a perna da mulher parece sair da piscina e estar no ar, como o chinelo da mulher parece estar fora da piscina, como a bola parece estar mesmo boiando, assim como a mulher , e comoo pintor interagiu com a obra, indo a um "mergulho".

A Op Art foi também uma estilo interessante da arte comtemporanea, pois ela mexia com os olhos da pessoa, fazendo acreditar que ve uma coisa, mas vendo outra, como ilusões de ótica. Veja a imagem, por exemplo, da onde a pessoa está tudo parece ser plano, mas da onde o fotgrafo está parece que no meio da obra há um buraco no qual a pessoas andando pode cair.